5 pontos importantes sobre a saúde da mulher

Saúde da mulher – Ficar atenta ao aparecimento de sintomas pode ser a melhor forma de identificar doenças ginecológicas e a iniciar o tratamento a tempo para evitar a contaminação e até casos mais graves.

Mulheres com a vida sexual ativa precisam notar as diferenças no corpo como corrimentos, dor durante o ato sexual, cólicas fortes, aparecimento de feridas na região íntima e outros sintomas.

Mas não é só isso, manter em dia suas visitas ao ginecologista também é necessário, pois através de exames específicos é possível acompanhar como anda a saúde da mulher.

E não são apenas doenças sexuais, o câncer de colo de útero e o câncer de mama são cada vez mais comuns, doenças que são curadas se descobertas a tempo através do Papanicolau ou do auto exame.

O Dr. Domingos Mantelli listou cinco pontos importantes sobre a saúde da mulher, mostrando como é simples cuidar da saúde e ficar atenta para qualquer sintoma que possa indicar uma doença.

saúde da mulher

Pontos importantes sobre a saúde da mulher

  • Dor na hora do sexo é tratável

Mais comum do que muita gente imagina, o sexo para as mulheres pode ser uma tortura. E isso não tem a ver com a libido fraca. A mulher pode sentir desejo pelo parceiro, mas algo físico pode estar atrapalhando. O problema tem cura e muitas vezes podem ser bem simples.

  • O exame clínico médico tem que acontecer

Cerca de 80% das doenças da mulher são detectadas pelo exame clínico, o médico precisa tocar na paciente. Apenas 30% das patologias são diagnosticadas com exames laboratoriais.

  • Visite o ginecologista uma vez ao ano

É essencial colher o exame Papanicolau logo após o início da vida sexual, esse cuidado tem que ser anual, sem desculpas.

  •  Atente-se a sua menstruação

Sentir fortes dores e cólicas menstruais incontroláveis pode ser sinal de endometriose.

  •  Faça ao auto exame

Durante o banho não deixe de tocar as mamas e atentar-se para qualquer nódulo

O Dr. Domingos Mantelli é ginecologista e obstetra de São Paulo.  Contato www.domingosmantelli.com.br

Compartilhe:

Comentar Via Facebook

Post Author: Leiliane Lopes

Editora do Soul Mulher, sou uma jornalista apaixonada pelo universo feminino e trago para este site o que encontro de mais relevante e transformador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *